Ativo e Passivo na contabilidade

O balanço patrimonial exibe ativo e passivo na contabilidade do negócio, sendo de emissão obrigatória por lei, no mínimo, uma vez por ano após o seu encerramento.

O grupo do ativo é o qual todos os bens e direitos da empresa são elencados no balanço patrimonial, mas não apenas com todos os itens abrangidos por ele sendo listados. Para um melhor entendimento do ativo e do que ele significa para o negócio e diz sobre ele, ele é dividido em subgrupos que são ativo circulante e ativo não circulante

No ativo circulante estão os valores que podem ser convertidos em dinheiro no exato momento ou em curto prazo, já no ativo não circulante estão direitos que podem se transformar em dinheiro no longo prazo e bens do patrimônio, que fazem parte do ativo imobilizado.

Ao contrário do ativo, o passivo compreende as obrigações (valores que reduzem o patrimônio da empresa). E também é dividido em dois subgrupos, são eles: passivo circulante onde estão as obrigações a serem pagas a curto prazo e passivo não circulante que compreendem as obrigações do negócio para o próximo ano ou mais pra frente.

Link:https://www.jornalcontabil.com.br/ativo-e-passivo-na-contabilidade-entenda-qual-a-sua-importancia/

Conteúdo Original:http://Contsimples

Foto Reprodução:http://www.sunoresearch.com.br

 

 

Leave A Comment