contas a pagar e a receber: erros que colocam comércios abaixo

Contas a Pagar e a Receber: Erros Que Colocam Comércios Abaixo!

O delicado equilíbrio das contas a pagar e a receber do seu comércio pode estar por um fio no seu comércio — mas ainda há tempo de reverter essa situação!

A gestão das contas a pagar e a receber é uma verdadeira armadilha para a maioria dos líderes de comércio, então tenha cuidado com decisões que podem parecer inofensivas mas, na verdade, não são!

A gestão de um comércio é quase como uma arte de tão complexa e, ao mesmo tempo, simples, e apesar de não ser necessário ter um talento especial ou uma facilidade inata para conseguir sucesso, depende de diversos fatores para que tudo dê certo, então, não adianta simplesmente “ir na moda” da vez.

Afinal de contas, o verdadeiro sucesso é algo com bases sólidas construídas com tempo e muito esforço, dessa forma, ele dura mais do que três ou quatro meses — que é o tempo médio que uma nova “onda” social permanece rentável.

Tendo isso em vista, mesmo o mais simples aspecto de um comércio precisa ser entendido e realizado de forma a contribuir ao máximo com o crescimento e a rentabilidade da empresa e, por incrível que pareça, os processos mais simples são os que mais geram problemas traiçoeiros.

Por isso, hoje vamos falar sobre um aspecto que muitos líderes de comércio presumem que conhecem bem, mas que são traídos por ele quando mais precisam: as contas a pagar e a receber.

Venha conosco e domine esse processo e drible qualquer tentativa de rasteira!

Boa leitura!

Antes, uma rápida explicação sobre as contas a pagar e a receber!

A fim de esclarecermos um pouco do conceito antes de pularmos para o assunto principal, vamos definir brevemente as contas a pagar e a receber.

As contas a pagar são, basicamente, os compromissos de débito que o seu comércio estabeleceu, e geralmente são traduzidos como fornecedores ou contas de luz, água, entre outros.

Já as contas a receber são os ativos da sua empresa, que podem ser entendidos como as compras dos clientes e vendas em geral.

Quais decisões que os líderes de comércio tomam que são verdadeiras armadilhas quando o assunto são as contas a pagar e a receber?

Não se deixe enganar: ninguém sabe de tudo e sempre temos algo a mais a aprender, e quando falamos das contas a pagar e a receber, não há exceção.

Portanto, confira agora as decisões que mais geram verdadeiras bombas-relógio para um comércio — prontas para explodir quando você mais precisar!

Não manter um registro

Manter um registro das contas a pagar e a receber não apenas é um processo comum em matéria de organização do comércio como, também, é necessário para manter o seu negócio em conformidade com as leis e o Fisco.

Sem eles, o destino do seu comércio já está selado: ou pela fiscalização ou pelas falhas na gestão que a falta dessa documentação gera.

Misturar as entradas e saídas

Não apenas no que diz respeito ao aspecto físico (como usar um mesmo caderno para registrar as contas a pagar e a receber), mas em questão de ordem das anotações, misturar esses dois elementos não é bom.

Sendo assim, sempre mantenha dois registros, um para cada necessidade, não misturando-os em hipótese alguma!

Não exigir e guardar comprovantes

Ao realizar uma compra ou uma venda, guardar os comprovantes é nada menos que uma obrigação! 

Tendo isso em vista, preze pela organização e preservação desses documentos fiscais, pois quando um problema surgir, ele será a sua maior prova.

Não possuir um registro minucioso

Assim como não manter um registro é algo grave, ter mas não ser impecável pode custar muito ao seu comércio, ainda mais quando um problema surgir ou precisar lidar com questões de regularidade do seu negócio.

Então, preze sempre por uma organização minuciosa, incluindo todo tipo de dado fornecido ou gerado pelas operações de contas a pagar e a receber.

Por fim, para garantir que as suas contas e transações estejam em ordem, você precisa de uma contabilidade que saiba da importância que potencializar a gestão do seu comércio tem nos resultados e nos lucros ao final do mês.

E se for isso que você deseja para o seu negócio, venha falar com a gente agora mesmo!

Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com especialistas em comércio!

Estamos te esperando!

Classifique nosso post post

Leave A Comment