controle de custos

Controle de Custos: Práticas Que Funcionam Em Comércios

Quais são as melhores práticas que o seu comércio precisa adotar para fazer um controle de custos eficiente?

No papel, fazer um controle de custos é muito fácil, mas na prática é que as coisas complicam. Por isso, viemos revelar os melhores costumes que você precisa implementar no seu comércio para fazer seus planos funcionarem para além do papel!

Planejamento é essencial quando se espera realizar seus objetivos, afinal de contas, nada acontecerá “do nada”, ainda mais quando se possui metas ambiciosas.

Tendo isso em vista, é crucial que você, líder de seu próprio comércio tenha em mente que, antes de qualquer atitude, é necessário esmiuçar no papel — ou em um documento digital, é claro — todas as etapas, caminhos, métodos, processos, intempéries e aspectos que poderão aparecer entre você e o seu objetivo.

Mas, para além do conteúdo do papel, suas atitudes precisam refletir as vontades que você colocou nos planejamentos, e é essa a parte mais difícil, não é?

Portanto, hoje iremos falar sobre as principais práticas que você precisa ter na hora de garantir que o seu controle de custos funcionará para o crescimento do seu comércio.

E então, vamos lá? Boa leitura!

Mas antes, uma breve explicação sobre o que é o controle de custos

Antes de irmos para a prática, queremos garantir ao máximo o entendimento dos tópicos que se seguirão, então, aqui vai uma breve explicação do conceito de hoje.

O controle de custos nada mais é do que um conjunto de medidas tomadas para gerenciar os investimentos realizados no seu comércio, pois, querendo ou não, se não houver um zelo por isso, é provável que haja perda de dinheiro por conta de inadaptação de recursos em relação à realidade do seu empreendimento.

Ou seja, algo que um dia foi bom, hoje, pode ser apenas um gasto que inviabiliza o crescimento do seu comércio, e é por isso que o controle de custos deve ser um processo mantido diariamente e sempre atualizado.

Agora, quais as melhores práticas que o seu comércio precisa adotar para que o seu controle de custos realmente funcione para além do papel?

Depois da explicação do conceito de controle de custos, é hora de partir para a prática!

Reforce o rigor do seu controle de estoque

O controle de estoque pode ser o pesadelo ou uma poderosa ferramenta de economia e, ao mesmo tempo, investimento para o seu comércio, basta que o rigor correto seja aplicado a ele.

Portanto, estabeleça documentos para facilitar as inspeções — e que elas aconteçam, no mínimo, duas vezes na semana —, organize o estoque em categorias que estejam alinhadas com a disposição física dos itens a serem examinados e o que mais você julgar que ajude a realizar um controle rigoroso.

Avalie se os seus investimentos estão trazendo o retorno esperado

Assim como citamos, nem sempre o que um dia já foi um grande investimento permanece com esse mesmo “status” ao longo do tempo, portanto, é necessário sempre avaliar se o seu dinheiro realmente está tendo o melhor retorno possível.

Negocie com seus fornecedores — ou considere substituí-los

Seus fornecedores são um dos pilares para o seu comércio funcionar a pleno vapor, então, não há nada que impeça um bom acordo entre as duas partes, certo?

Mas caso o seu investimento em algum fornecedor não esteja trazendo o retorno desejável e não haja possibilidade de negociação para deixar a situação melhor, é hora de considerar a substituição ou a ampliação dos seus fornecedores.

Utilize a tecnologia e o digital a seu favor sempre que possível

Por fim, a tecnologia está a sua disposição, então, não hesite em utilizá-la para otimizar os processos do seu negócio!

O digital oferece diversas ferramentas que facilitam diversos processos do seu comércio — e muitas são de graça —, portanto, não existe desculpa para não aproveitar ao máximo esses instrumentos e economizar tempo para o seu negócio!

E então, você gostou do artigo de hoje? Compartilhe com mais empreendedores para que eles coloquem em prática o controle de custos de seus comércios!

Leave A Comment