Demonstrações Contábeis: Como Elas Melhoram O Seu Comércio?

O que são as demonstrações contábeis e o que elas dizem sobre o seu comércio?

Conhecimento é, indiscutivelmente, poder, e quando nos colocamos no cenário em que o empreendedor precisa saber mais sobre seu próprio comércio para, enfim, prosperar, as demonstrações contábeis se mostram como uma verdadeira fonte de informações!

Existem diversos comércios em São Paulo, inclusive, mais do que se possa contabilizar se  considerar os que não possuem regularidade perante o Fisco, contudo, na prática, eles fazem parte da concorrência tanto quanto qualquer outro.

Por isso, não é fácil se destacar ou, até mesmo, evoluir no mercado atual, pois a quase infinita gama de possibilidades oferecidas aos consumidores “joga” contra você no quesito de conquistar e fidelizar clientes.

Então, como é possível que os comércios se destaquem?

Para isso, não basta apenas ser uma mente criativa, pois é necessário ter um negócio bem estruturado nos “bastidores” para que tudo funcione na prática e sustente qualquer tipo de investimento ou estratégia para se consolidar  no mercado.

Portanto, é necessário olhar para as burocracias (sim, as temidas burocracias) e fazê-las funcionar para que, no momento de ter e exercer um diferencial no mercado, tudo esteja a seu favor.

Sendo assim, hoje falaremos sobre um dos documentos mais importantes do seu comércio, as demonstrações contábeis, e como elas podem fazer a diferença na prática para o crescimento e diferenciação do seu negócio no mercado.

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que são as demonstrações contábeis?

Em suma, as demonstrações contábeis são um conjunto de documentações que abrangem áreas do seu comércio que precisam ser acompanhadas e registradas por um especialista, tal como o seu balanço patrimonial.

Eles possuem como finalidade relatar a situação factual do seu comércio com base em informações embasadas e verídicas em um período determinado (geralmente, um mês).

Como as demonstrações contábeis podem ajudar no crescimento do seu comércio de forma ativa?

Como citamos, as demonstrações contábeis possuem uma gama gigantesca de dados e, com o auxílio do que eles apontarem, é possível não apenas ter ciência da realidade empresarial e da situação do seu negócio com, também, o que é ou não possível realizar dali em diante.

Quais são os principais  documentos contidos nas demonstrações contábeis?

As demonstrações contábeis são, de fato, um conjunto de documentos, e eles sim trazem os fatos relacionados a uma área específica do seu financeiro. 

Então, para ilustrar da melhor maneira, vamos citar os principais e mais conhecidos documentos que compõem o demonstrativo contábil.

Balanço Patrimonial

Divididos em ativos, passivos e patrimônio líquido, o balanço patrimonial é um dos pilares do demonstrativo contábil e relata a situação financeira e patrimonial do seu comércio, como créditos, estoques, obrigações relacionadas ao Fisco, entre outros.

Demonstrações dos Fluxos de Caixa

As Demonstrações dos Fluxos de Caixa são informações mais diretas que relatam as entradas, saídas e quanto dinheiro disponível existe para a quitação de dívidas pelo seu comércio e avaliação do lucro.

De fato, os demonstrativos contábeis são cruciais tanto para a regularização do seu negócio quanto para futuras aplicações mais práticas de crescimento, contudo, é necessário que especialistas entendam a realidade contábil de um comércio para realizá-las com foco no seu desenvolvimento no mercado.

Sendo assim, se crescer o seu comércio sem deixar as questões legais de lado for o seu objetivo, venha falar com a gente!

Somos especialistas em serviços contábeis para comércios e, com a nossa ajuda, você poderá aproveitar oportunidades que sempre estiveram ao seu alcance!

Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com um de nossos profissionais!

Classifique nosso post post

Leave A Comment