É possível ser pensionista e aposentado do INSS ao mesmo tempo?

Sim, um mesmo cidadão pode ser pensionista e aposentado do INSS, ou seja, receber os dois benefícios ao mesmo tempo, e essa situação é mais comum do que se imagina.

Uma mulher aposentada que acaba de ficar viúva pode dar entrada na pensão por morte do seu marido, no entanto, se houver um segundo casamento e o novo cônjuge falecer, ela não pode acumular duas pensões (precisa escolher o benefício mais vantajoso).

Um mesmo cidadão também não pode acumular dois tipos de aposentadoria. Além disso, ele precisa se preocupar em realizar a prova de vida todo ano, caso contrário, corre o risco de perder o benefício.

Com a reforma da previdência, a pensão por morte não será mais integral. O benefício começará em 60% do valor e terá uma redução no caso do dependente já ser aposentado. As mudanças só serão válidas para os futuros pensionistas, ou seja, não afetam as pensões que já foram concedidas pelo INSS.

Com a PEC, o beneficiário terá o direito de receber 50% do valor da pensão por morte, acrescido de 10% para cada dependente. Portanto, para receber 100% do benefício, é necessário que o falecido tenha cinco dependentes ou mais.

Link:https://www.jornalcontabil.com.br/pensionistas-e-aposentados-do-inss-posso-ser-os-dois-ao-mesmo-tempo/

Conteúdo Original:https://inss.blog.br/outros/pensionista-e-aposentado/

Foto Reprodução:https://oecojornal.com.br

 

Leave A Comment