gestão financeira: 5 erros para evitar no seu comércio

Gestão Financeira: 5 Erros Para Evitar No Seu Comércio + Bônus

Descubra os piores erros de gestão financeira que a maioria dos comércios cometem — e que você não pode se dar ao luxo de cometer ou continuar cometendo!

Evite guiar o seu comércio diretamente para um beco sem saída e descubra os 5 erros de gestão financeira que muitos cometem sem nem saber!

É normal que, durante a gestão de um negócio, nem tudo saia como planejado, pois, feliz ou infelizmente, a vida do empreendedor sempre foi e sempre será permeada por adversidades que não mandam aviso prévio antes de colocarem seu comércio em risco.

Contudo, apesar de sabermos que nem todo imprevisto pode ser prevenido, é necessário sempre estar atento para evitar que um verdadeiro desastre aconteça no seu empreendimento, pois o que pode começar com um pequeno problema pode virar a causa da sua falência.

Mas calma! Para tudo existe uma solução, e justamente pensando nesses problemas que começam pequenos e podem se tornar verdadeiras dores de cabeça, vamos revelar os 5 principais erros de gestão financeira que você pode, sim, evitar a partir de hoje no seu comércio.

Além disso, iremos citar outra solução simples que pode mudar e potencializar completamente não apenas a sua gestão financeira como, também, o funcionamento do seu comércio!

E então, vamos lá? Boa leitura!

Os 5 erros de gestão financeira que você precisa evitar no seu comércio

Como já dizia o ditado: é melhor prevenir do que remediar, portanto, confira erros para eliminar do seu comércio e não precisar remediar as consequências que, talvez, sejam irremediáveis!

Falta de planos financeiros

Para fazer uma boa gestão financeira, primeiramente é necessário possuir organização e metas para suas finanças, afinal, quais são seus objetivos e, se os possuir, por que não os colocou no papel e fez com que todo o seu negócio trabalhasse para atingi-lo?

Tendo isso em vista, fazer um plano financeiro é essencial não apenas para direcionar a maneira como todo o seu negócio operará como, também, será essencial para atingir seus objetivos e aumentar o lucro.

Controle de estoque falho

O controle de estoque é uma parte fundamental para a gestão financeira, pois apesar de não lidar com dinheiro, os itens estocados representam valores que você despendeu de seu caixa e, portanto, é crucial que ele seja bem gerenciado.

Contudo, a maioria dos empreendedores não vê o estoque como uma extensão dos valores de seu caixa, o que pode ocasionar no mau uso dos itens e, consequentemente, em perdas monetárias indiretas que, por sua vez, causarão outras compras dos mesmos produtos — e a partir daqui você já sabe, não é?

Muito papel e pouca tecnologia

Usar o digital passou de apenas um diferencial para uma obrigação das empresas, não apenas dando vantagem em questões como agilidade, praticidade, rapidez e acessibilidade, mas também economizando dinheiro e evitando perdas. 

Não saber como está e como funciona o fluxo de caixa

Não basta apenas ver quanto dinheiro o seu caixa guarda no final do relatório: é necessário entender as variáveis que um fluxo de caixa apresenta e conhecer a rotina do seu comércio, dessa forma, será possível fazer análises mais certeiras e concretas.

Misturar finanças pessoais com as empresariais

É sempre bom mencionar esse tópico: não misture as finanças pessoais com as empresariais. 

Apesar de ser considerado um “erro de principiante”, na verdade é mais comum do que se imagina, e não apenas no começo da atuação no mercado.

Bônus: falta de clareza e treinamento para a equipe

Como um bônus, algo que contribui para a gestão financeira, mas não é o foco da ação, é ter um cuidado com a equipe do seu comércio.

Realizar treinamentos — que não precisam ser pagos — para melhorar o desempenho das mais diversas tarefas e, também, prezar o tempo todo por uma comunicação clara é fundamental para melhorar a qualidade do seu negócio e, também, evitar erros que podem afetar o seu financeiro.

E então, gostou do artigo de hoje? Compartilhe com mais empreendedores para que eles não caiam nessas ciladas!

Leave A Comment