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Inadimplência: 5 Dicas Para Reduzir e Lidar Com Ela No Comércio

5 dicas para lidar com a inadimplência em seu comércio

São tempos difíceis, não há como negar, portanto, a inadimplência é uma situação que pode se tornar recorrente no seu comércio, mas vamos te dar 5 dicas para amenizar e lidar com essa situação da melhor forma possível

Sabemos que, com a crise, a primeira preocupação dos comerciantes é, sem dúvida, a diminuição ou até perda de clientes que podem ter sido fidelizados por meses ou até anos, mas, infelizmente, existe um problema que pode superar esse.

Afinal de contas, pior do que não realizar uma transação comercial é tê-la feito, mas não receber a sua parte da negociação.

O que já foi uma realidade distante para os empreendedores, hoje se faz tão presente quanto a própria empresa, e a inadimplência se tornou muito mais que um medo, mas uma possibilidade ou até uma situação frequente.

Portanto, para não apenas evitar que a inadimplência afunde seus lucros, mas, também, para te auxiliar a lidar com a situação da melhor forma possível, vamos mostrar 5 dicas fundamentais para evitar e administrar clientes inadimplentes.

E então, vamos lá? Boa leitura!

Como lidar com a inadimplência no seu comércio?

Antes mesmo do seu cliente virar, de fato, um cliente, ele é uma pessoa desconhecida e, portanto, você precisa tomar as precauções cabíveis sem prejudicar ou erradicar a possibilidade de fechar um negócio.

Por isso, vamos mostrar 5 dicas para evitar e gerenciar a inadimplência do seu comércio com inteligência.

Antes de tudo, faça a análise de crédito 

É comum que, quando se trata de produtos ou serviços de alto custo ou que durarão muito tempo, se faça uma análise de crédito, e apesar disso poder espantar um possível consumidor, não se pode negar que vai te indicar quando a pessoa pagará — ou não — quando o boleto chegar.

Tendo isso em vista, nunca subestime o poder de uma análise de crédito, pois ela pode afugentar inadimplentes e deixar bons pagadores.

Envie notificações após o vencimento

Às vezes, a inadimplência é causada por esquecimento, e não é nada trabalhoso enviar um pequeno lembrete gentil para lembrar seus clientes do pagamento.

Também, é necessário deixar claro que a gentileza aqui pode te poupar de muitas dores de cabeça, além de ganhar a confiança do seu cliente. 

Portanto, envie notificações após três dias do vencimento, assim, a pessoa não se sentirá pressionada.

Mantenha um registro detalhado dos clientes

Aqui fica uma dica valiosa para você e para o futuro do seu comércio: mantenha um registro detalhado do cliente inadimplente.

Ou seja, registre as vezes que ocorrerão atrasos, as tentativas de comunicação, bem como as vias de contato, as justificativas para o atraso e tudo o que for pertinente, dessa forma, você terá embasamento para futuras negociações.

Tenha ofertas atrativas ou benefícios para comprar à vista

Para evitar a inadimplência, um grande “truque” é tornar o pagamento à vista mais vantajoso para o cliente, dessa forma, mesmo antes de ocorrer irregularidade, você já está se protegendo de desfalques no seu caixa.

Não descarte a negociação

A negociação não é uma via adotada com frequência em comércios, contudo, precisa ser mais utilizada se quiser realmente eliminar a inadimplência.

Nem sempre o cliente inadimplente irá conseguir quitar o débito se os juros correrem por muito tempo, então, uma negociação pode ser muito vantajosa para ambos os lados.

Bônus: não venda fiado

Por fim, apenas para deixar uma “nota” aqui, não venda fiado, mesmo que você conheça pessoalmente o cliente.

E então, o que achou do artigo de hoje? Deixe nos comentários abaixo outras dicas que você aplica no seu comércio e pode ajudar outros empreendedores!

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