Novas alíquotas começam a valer a partir de março de 2020

O Congresso Nacional promove amanhã às 10h, sessão solene para promulgar a reforma da previdência instituindo novas alíquotas de contribuição para a previdência, além da exigência de idade mínima para que homens e mulheres se aposentem. As novas regras vão entrar em vigor no dia de sua promulgação, exceto para alguns casos específicos, que só valerão a partir de 1º de março de 2020. Como por exemplo, as novas alíquotas de contribuição que começarão a ser aplicadas sobre o salário de março, que em geral é pago em abril.

Alguns pontos da reforma da previdência que começam a valer a partir de 1 de março de 2020 são as cobranças de novas alíquotas, cobrança da contribuição social sobre o lucro liquido dos bancos, que passará de 15% para 20% e supressão das regras de transição das reformas anteriores.

Hoje, há três percentuais de contribuição para o INSS de acordo com a renda do empregado da iniciativa privada: 8%, 9% e 11% (o cálculo é feito sobre todo o salário). Com a reforma da Previdência esses percentuais vão variar de 7,5% a 14%. O cálculo será feito sobre cada faixa de salário.

Link:https://www.jornalcontabil.com.br/novas-aliquotas-de-contribuicao-previdenciaria-comecam-a-valer-a-partir-de-marco-de-2020/

Conteúdo Original: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/11/11/novas-aliquotas-de-contribuicao-a-previdencia-valem-em-marco-de-2020

 

 

 

 

Leave A Comment