Regras sobre horas extras

Hora extra é todo o período que ultrapassa a jornada de trabalho assinada no contrato de trabalho. Isso pode acontecer com o funcionário iniciando mais cedo ou saindo mais tarde do trabalho, por exemplo.

De acordo com a nova Lei trabalhista, o trabalhador agora pode ficar até 12 horas em atividade sendo que nesse caso ele deve ter pelo menos 36 horas de descanso antes de retornar as atividades. Além disso, o funcionário deve conter 44 horas semanais e 220 horas mensais.

A hora extra deve valer pelo menos 50% a mais que a hora de regime comum, sendo que em feriados e domingos o adicional de horas extras é de 100%.

Importante lembrar que Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho podem estipular o adicional de horas extra maior, de 70%, 100% e até 120%, portanto, é importante sempre verificar a norma coletiva.

Empresas com mais de 10 empregados devem registrar a hora extra no controle de jornada de trabalho que pode ser manual, mecânica ou eletrônica,  mesmo que a empresa não possua registrador de ponto, ela deve pagar as horas extras corretamente.

Link:https://www.jornalcontabil.com.br/horas-extras-entenda-tudo-o-que-esta-previsto-na-lei/

Conteúdo Original:http://Povoas Advocacia

Foto Reprodução:https://jurosbaixos.com.br/conteudo/saiba-como-fazer-o-calculo-da-sua-hora-extra/

Leave A Comment