Planejamento Tributário Qual A Importância Para O Seu Comércio - Notícias e Artigos Contábeis em São Paulo | Kapcon Contabilidade

Entenda por que o planejamento tributário correto é importante para o seu comércio

Com um planejamento tributário efetivo, você consegue reduzir custos em seu comércio. Confira mais sobre sua importância e como fazê-lo!

Em relação à tributação no Brasil, sabe-se que os níveis de impostos, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, são muito altos, muitas vezes impossibilitando o funcionamento adequado de algumas empresas.

Além disso, muitas empresas acabam fechando devido a altas dívidas tributárias, e mesmo as frequentes renegociações não aliviam o ônus dos contribuintes.

Os contribuintes interessados ​​em reduzir sua carga tributária podem fazê-lo legalmente, mas muitos acabam optando pela via ilegal — os meios legais no ordenamento jurídico e mesmo as brechas são chamados de elisão fiscal ou economia legal, onde há planejamento tributário, enquanto os meios ilegais são chamados de evasão fiscal.

Com essas considerações em mente, pode-se destacar a importância do planejamento tributário para as empresas.

Ao longo do artigo, descreveremos as características e possibilidades do planejamento tributário. Confira!

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário pode ser pensado como um sistema legal projetado para minimizar o pagamento de impostos — o contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da forma que entender melhor para reduzir os custos do seu negócio, incluindo os impostos diretamente relacionados com o negócio.

Se o formulário inserido for legalmente aceitável e legítimo, a Secretaria da Fazenda deve respeitá-lo.

Devido à globalização da economia, pensar em planejamento tributário tornou-se uma questão de sobrevivência empresarial, visando a correta gestão da carga tributária, com foco na redução e otimização dos recursos da empresa.

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação — IBPT, no Brasil, cerca de 33% da receita das empresas é paga em impostos.

Analisando apenas a carga do imposto de renda e da contribuição previdenciária sobre o lucro da empresa, isso pode afetar, em média, 51,51% do lucro líquido apurado. Portanto, a adoção do sistema de economia legal é de extrema importância.

Conforme os princípios constitucionais, os contribuintes podem agir em seu próprio interesse no marco legal.

Qual a importância do planejamento tributário para o seu comércio?

Como dito, o planejamento tributário legal é uma maneira de sobreviver, porque os custos podem ser melhor regulados para não impossibilitarem a realização de negócios.

As empresas que utilizam o planejamento tributário como parte de sua estratégia empresarial costumam atender a todas as suas exigências legais.

Da mesma forma, é muito importante, porque é através da administração tributária que fica mais fácil planejar, entender, analisar e investigar os modelos tributários existentes diretamente relacionados à empresa.

Sendo assim, podem ser encontradas formas de reduzir os gastos da empresa, o que obviamente leva a uma melhoria no trabalho da equipe de contabilidade gerencial.

A importância do planejamento tributário pode ser destacada nos pontos abaixo:

  • Evita o pagamento de impostos indevidos;
  • Mantém a empresa em conformidade legal;
  • Reduz as burocracias.

Quais são os tipos de planejamento tributário existentes?

Além de todos os aspectos apresentados com relação ao planejamento tributário e sua importância, também é crucial destacar que existem diferentes tipos.

Sendo eles o planejamento estratégico, operacional, corretivo e tático, que auxiliam na busca por uma rotina operacional mais inteligente e efetiva.

Saiba mais sobre como o planejamento tributário pode ser determinante para os seus resultados:

Como fazer um planejamento tributário efetivo?

São diversos benefícios de contar com um plano tributário. Entretanto, tudo depende de uma elaboração adequada.

Dessa maneira, para fazê-lo de maneira assertiva, é preciso realizar as seguintes etapas:

  • Conte com uma contabilidade especializada;
  • Colete dados e informações de seu negócio;
  • Realize uma análise quanto a natureza e enquadramento jurídico;
  • Estude e defina um regime tributário adequado;
  • Determine um cronograma para o plano tributário;
  • Reúna informações pertinentes à base de cálculos;
  • Observe eventuais cenários;
  • Defina metas e objetivos realistas;
  • Realize avaliações frequentes.

Diante de todo esse cenário, é recomendado buscar apoio de profissionais que entendem do assunto e da sua área de atuação.

Assim, torna-se possível evitar falhas durante a elaboração do planejamento tributário de seu comércio.

Garanta uma contabilidade especializada em seu comércio – Conte com a Kapcon!

Quem disse que você precisa se atolar na papelada para vender bem e seguir em dia com os órgãos reguladores?

Com os nossos serviços de contabilidade especializados em comércio, manteremos a segurança com relação à fiscalização e buscaremos garantir uma redução significativa na carga tributária, fazendo com que suas despesas sejam diminuídas — isso aumentará a lucratividade do seu estabelecimento.

Então, se busca uma gestão eficiente, pensada para otimizar seus recursos e fornecer a base para uma ótima tomada de decisões, conte com a Kapcon Contabilidade.

Possuímos compreensão profunda das melhores soluções para ajudar o seu negócio a ter sucesso.

Além disso, podemos auxiliar e oferecer uma série de vantagens, como planejamento tributário para comércio, recuperação de crédito tributário e todo o processo relacionado à abertura e regularização.

Clique aqui e veja como podemos ajudar em seu negócio!

Classifique nosso post post

Leave A Comment