Certificado Digital Quais Os Benefícios Para Farmácias - Notícias e Artigos Contábeis em São Paulo | Kapcon Contabilidade

Saiba os motivos que tornam o certificado digital uma solução efetiva na gestão de sua farmácia

Entenda os benefícios e quais os modelos existentes de certificado digital para utilizar em sua farmácia.

Um certificado digital é uma forma de autenticação eletrônica usada para assinar documentos em qualquer lugar. Ele tem o mesmo valor legal do CPF e do CNPJ.

Se você é um novo empreendedor, com certeza deve entender como funcionam os certificados digitais, afinal, com ele, sua farmácia poderá realizar diversas operações fiscais obrigatórias.

Quer saber mais sobre o que é um certificado digital, como funciona e se precisa dele? Leia e entenda tudo sobre esse documento essencial!

O que é o certificado digital?

Um certificado digital é uma assinatura eletrônica que contém todos os dados de seu titular, seja pessoa física ou jurídica. A tecnologia usa uma chave de criptografia em um arquivo digital ou token para criar essa identidade única e segura.

Na prática, os certificados digitais funcionam como identidades virtuais que identificam com segurança o autor de uma mensagem ou transação que ocorre eletronicamente — é normalmente usado para certificar informações sobre transações fiscais, como contratos e notas fiscais.

Assim, as empresas podem acompanhar o setor público, afinal, muitas transações tributárias podem ser feitas, como declarações e certificações ao Fisco.

O certificado é composto por informações referenciais da pessoa física ou jurídica, bem como uma chave pública associada ao CPF ou CNPJ cadastrado e uma assinatura digital — a assinatura é emitida por meio de uma Autoridade Certificadora (AC).

Quais os benefícios de contar com um certificado digital?

Além de sua identidade empresarial, um certificado digital carrega uma assinatura com validade legal e financeira.

Isso pode evitar informações desnecessárias e facilitar o controle fiscal.

Além disso, as assinaturas com certificados digitais são legalmente válidas, porque são emitidas por uma AC.

Atualmente, documentos societários públicos e privados, especialmente no e-commerce, são muito populares para assinar documentos eletronicamente a fim de economizar tempo e reduzir a burocracia em determinados processos.

O certificado digital garante ao seu negócio alguns benefícios, como:

  • Economia de recursos, prezando pela sustentabilidade;
  • Comodidade e praticidade;
  • Maior segurança.

Isso significa que os certificados digitais proporcionam maior facilidade em múltiplos processos que, até então, eram implementados de forma burocrática e complexa, sendo bom para a segurança dos negócios e das informações.

Como essa ferramenta possui autenticidade garantida?

A primeira coisa a saber é que os certificados digitais só podem ser emitidos por autoridades de certificação credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil).

O ICP-Brasil é o órgão que permite a emissão de certificados digitais para identidades virtuais a cidadãos e empresas.

Esta estrutura informa quais autoridades de certificação podem emitir certificados digitais.

Saiba como o certificado digital pode auxiliar em outros fatores de sua gestão:

O e-CAC amplia a opção de bancos credenciados na conta Gov.br;
Descubra de uma vez por todas o que é a DCTF.

Quais os tipos de certificados digitais?

É importante ressaltar que existem diferentes tipos de certificado digital. Abaixo, apresentamos os principais:

e-CPF

O e-CPF é destinado a pessoas físicas, mas o empresário pode utilizá-lo como assinatura digital em documentos, transformando-o em representante legal da empresa — não é utilizado para transmitir NF-e.

Normalmente, o e-CPF é usado para envio de IR, celebrar contratos de câmbio e endossar contratos bancários.

e-CNPJ

O e-CNPJ é recomendado para empresas, instituições e demais organizações, visto que se refere à versão digital do CNPJ.

Por meio dele, é possível criar assinaturas digitais, repassar dados e informações operacionais e entregar as devidas declarações, garantindo veracidade no que está sendo transmitido.

NF-e

Embora os empresários que usam o e-CNPJ tenham sucesso na emissão de notas fiscais, este certificado é para pessoas que precisam realizar a emissão de suas notas fiscais eletrônicas sem maiores problemas.

A importância de entender os modelos antes de escolher o seu certificado digital.

Assim como ocorre nos tipos, também é crucial entender que existem dois modelos diferentes de certificados digitais. São eles: A1 e A3.

Mas, afinal, o que você precisa saber sobre cada um deles?

Para tomar a decisão sobre qual é o ideal para as atividades de sua farmácia, é importante compreender suas definições. Veja a seguir!
Certificado Digital A1

O certificado digital A1 é armazenado diretamente no seu computador. Ele usa um par de chaves de criptografia, uma chave pública e uma chave privada.

O sistema evita fraudes, porque os dados não podem ser descriptografados sem serem combinados entre si — os certificados digitais podem ser desativados em caso de intrusão e ameaças cibernéticas.

Por exemplo, se você precisa emitir nota fiscal, basta enviar o certificado digital para o programa emissor.
Certificado Digital A3
O certificado digital A3 difere do A1 por conter um meio de armazenamento predefinido, ou seja, um dispositivo que pode ser um cartão ou um token.

Dessa forma, pode ser utilizado em qualquer computador e em diversas tarefas fiscais que requeiram a assinatura da empresa.

Como dispositivo autônomo, o certificado digital A3 oferece maior eficiência e mobilidade, permitindo que as empresas comprovem sua identidade nas informações contábeis.

Conte com o suporte contábil especializado em farmácias da Kapcon!

A Kapcon Contabilidade executa trabalho de assessoria, desde 1999, nas mais diferentes áreas, sendo elas: contábil, fiscal, tributária, societária, paralegal e pessoal.

Nosso objetivo é desenvolver uma empresa com visão empresarial que busque modernidade, flexibilidade, confiabilidade e evolução tecnológica para melhor atender e satisfazer as necessidades de nossos clientes.

Se você já entende a importância desses serviços para o seu negócio e deseja contar com ajuda profissional especializada em farmácias, entre em contato agora mesmo!

Vamos ajudá-lo a realizar uma gestão segura, eficiente e lucrativa!

Clique aqui para contar com nossa contabilidade especializada!

Classifique nosso post post

Leave A Comment