Cnae

CNAE: qual o papel dele na abertura de empresa?

Qual é o papel do CNAE na abertura de uma empresa?

Você já se perguntou sobre o CNAE e se ele realmente faz diferença no meio de tanta papelada para abrir uma empresa? Hoje, vamos sanar as maiores dúvidas sobre esse assunto!

Existem diversas coisas a serem feitas quando se pretende abrir uma empresa e, mesmo antes de abrir as portas ao público, um longo caminho já foi trilhado pelo empreendedor para que tudo estivesse em seu devido lugar antes que o primeiro cliente aparecesse.

Sendo assim, é necessário pensar em diversas — diversas — questões antes de finalmente operar legalmente e, portanto, você, como empreendedor, precisa pensar nos mínimos detalhes de antemão.

E por falar em detalhes, vamos justamente falar sobre um que se encontra no meio de diversas papeladas do processo de abertura de empresa: o CNAE.

Então, relaxe que vamos destrinchar as principais características dessa faceta da abertura de empresa e explicar sua importância no meio das demais.

Boa leitura!

O que é o CNAE?

O CNAE, ou também conhecido pelo nome completo, Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é um registro que o Governo realizou para fazer a categorização de diversas empresas.

Dessa forma, toda empresa que funciona em território nacional possui um número que identifica as atividades por ele exercida, possuindo um número principal (que diz respeito à atividade econômica que mais gera receita ao empreendimento) e, se necessário, secundários (que são outras atividades econômicas desempenhadas pelo estabelecimento mas que não são a maior fonte de lucros, contudo, ajudam na somatória).

Para que serve o CNAE?

Como citamos, o CNAE é uma classificação e, por sua vez, seu empreendimento compreende um dos diversos números da lista disponível no site do Governo.

Tendo isso em vista, para além da organização evidente que a categorização possibilita, o CNAE é responsável por facilitar o trabalho do Fisco, uma vez que ele direciona o seu negócio à escolha do regime tributário correto, eliminando os que não são opcionais a depender do seu ramo de atuação e, também, da cobrança dos impostos relacionados às atividades desempenhadas. 

E qual a importância do CNAE para a sua empresa?

Bom, falamos sobre como o CNAE facilita a atuação do Fisco, mas e você? Como você pode se beneficiar dessa classificação?

No tópico anterior, falamos que a escolha do regime tributário pode ser facilitada pela Classificação e, de fato, ele pode abrir as portas para regimes mais vantajosos para o seu negócio, além de distanciar a sua empresa de impostos que não são devidos pela sua categoria de atuação.

Em suma, apesar de ser um número entre os demais do processo de abertura de empresa, ele de fato pode ajudar imensamente a evitar o pagamento de impostos a maior e escolher o melhor regime de tributação para operar com o máximo de vantagens.

Contudo, para ter certeza de que a escolha do CNAE foi certeira, você precisa de um profissional contábil para te auxiliar não apenas com a escolha correta, evitando não apenas a cobrança a maior de impostos, mas penalizações graves e até o impedimento de obtenção de alvarás cruciais para a abertura do seu negócio.

Portanto, se quiser segurança e eficiência para o seu negócio prosperar desde a primeira vez que abrir as portas, conte conosco para lhe ajudar a ter o máximo de produtividade!

Basta entrar em contato com um dos nossos contadores especialistas e deixar de lado as dores de cabeça da abertura de empresa!

Então, clique no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e não perca nem mais um segundo adiando o futuro próspero do seu negócio!

Estamos te esperando!

Classifique nosso post post

Leave A Comment