fluxo de caixa

Fluxo de Caixa: Faça o Lucro Mais Recorrente Com Análises Frequentes

Por que analisar o fluxo de caixa do seu comércio deveria ser um hábito e não um evento mensal?

A maioria dos empreendedores só se lembram do fluxo de caixa no final do mês e, no meio de tantos outros relatórios e problemas, sua relevância é deixada de lado

Quando se é empreendedor, já muito cedo aprende-se que a teoria e a prática são dois conceitos que nem sempre convergem na realidade, e quando se é líder de um comércio, esse evento parece que se torna ainda mais recorrente.

Afinal de contas, quem nunca planejou, definiu objetivos a curto, médio e longo prazo, definiu processos para, quando foi o momento de colocar tudo em prática, não ocorreu como o planejado?

Infelizmente, é uma ocorrência frustrante, mas que é muito comum no meio empreendedor.

E um dos principais fatores que minam o bom desempenho do comércio é a falta de análises em qualidade e quantidade.

Hoje, vamos ressaltar como isso é importante usando um dos relatórios mais importantes em um comércio: o fluxo de caixa.

Sendo assim, fique conosco até o final deste artigo e descubra como fazer a análise desse demonstrativo com maior frequência e apostar na riqueza de detalhes pode ser um fator determinante para transformar a arrecadação de lucros em uma regra, e não uma exceção!

E então, vamos lá? Boa leitura!

Por que os empresários só olham para o fluxo de caixa no final do mês?

É comum que o fluxo de caixa seja emitido apenas uma vez, em um dos momentos mais esperados e, ao mesmo tempo, tensos em um comércio: no final do mês.

Afinal de contas, ao mesmo tempo em que se apura o seu lucro e até mesmo o pró-labore, é quando as despesas e os demais gastos são descontados, sendo considerado um dos momentos chave para uma mudança brusca no negócio ou, se o empreendedor enxergar necessidade, a manutenção da operação como está.

Mas é aqui que você pode estar perdendo uma oportunidade: o seu negócio precisa esperar um mês inteiro para verificar se uma abordagem está ou não dando errado e, assim, correndo o risco de potencializar possíveis perdas caso a estratégia adotada não seja bem-aceita?

Analisar o fluxo de caixa mais vezes por mês é um verdadeiro “truque de mestre” para potencializar seus lucros

O fluxo de caixa é um ótimo termômetro para saber o que está dando certo ou não no seu comércio, e analisá-los mais de uma vez ao mês é o que recomendamos.

Pois mesmo que uma decisão pouco favorável tenha sido tomada, caso identificado que ela não teve a aceitação do público-alvo, as perdas ainda podem ser revertidas ou amenizadas.

Mas se a sua decisão for favorável, então terá um verdadeiro “sinal verde” para investir ainda mais na estratégia em questão, sem precisar que o outro mês se inicie para fomentar seu lucro — afinal, talvez um mês seja mais tempo do que o seu público esteja disposto a esperar.

Para análises mais confiáveis e meticulosas do seu fluxo de caixa, é necessário abordar características técnicas indispensáveis

Por fim, de nada adianta analisar o seu fluxo de caixa mais de uma vez ao mês se o relatório trouxer dados rasos ou sem a profundidade necessária para que uma avaliação meticulosa e viável seja feita.

Por isso, você deve contar com profissionais especializados não apenas para desenvolverem esse relatório como, também, para ceder o tempo que você passaria elaborando esse documento para focar em outras atividades que exigem sua validação.

Portanto, para colocar o seu comércio no caminho para o sucesso, aproveitar todas as oportunidades disponíveis ao máximo e garantir excelência para o seu relatório de fluxo de caixa, conte conosco!

Possuímos profissionais especializados em comércio que irão te ajudar! Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com um profissional!

Leave A Comment